Todos nós já estamos sendo impactados pelas mudanças climáticas, mas de acordo com o último relatório do IPCC, os impactos são 15 vezes mais graves para as pessoas mais vulneráveis. O Programa Social de Neutralização de Carbono do Município de Niterói surge em resposta à complexa e desigual realidade urbana dos países do cone Sul. Esta situação exige que os gestores públicos desenvolvam políticas focadas na governança climática, protegendo os cidadãos dos eventos extremos e garantindo um futuro sustentável para as presentes e futuras gerações.
Em conformidade com essa necessidade, formulamos o Programa Social de Neutralização de Carbono Comunitário em Niterói, integrando 8 secretarias de governo e concessionárias de energia e água. Este programa visa reduzir os impactos das mudanças climáticas em territórios sensíveis e incentivar práticas sustentáveis que resultem na redução de carbono. O programa segue a execução do Programa Social de Neutralização de Carbono do Município de Niterói (Lei nº 3783/2023) e suas linhas de ação.
O Programa Municipal de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono visa incentivar empresas e instituições de Niterói a adotarem práticas eficazes para gerenciar suas emissões. Isso inclui ações de mitigação, adaptação e compensação de Gases de Efeito Estufa, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental no município.
A gestão do Programa será realizada por uma Comissão composta por representantes da Secretaria Municipal do Clima e da Controladoria Geral do Município. Além disso, haverá contribuições técnicas de parceiros como FIRJAN, CDL, SEBRAE, OAB, CRC e ACIERJ, que colaborarão para o sucesso das iniciativas propostas.
Em 2021, a Prefeitura de Niterói lançou o projeto Getulinho Zero Carbono, visando transformar o Hospital Getúlio Vargas Filho, conhecido como Getulinho, no primeiro hospital municipal neutro em carbono do Brasil. Esse inovador projeto foi uma iniciativa pioneira no país, marcando um passo significativo na redução da pegada de carbono no setor de saúde.
Para alcançar esse objetivo, a Seclima foi responsável por realizar um diagnóstico detalhado dos Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos pela unidade hospitalar. Com base nesse diagnóstico, a Seclima desenvolveu e implementou estratégias específicas para mitigar e neutralizar as emissões, contribuindo para um ambiente mais sustentável e eficiente.